terça-feira, 21 de outubro de 2014

O temível Visto Americano para tripulantes, C1/D

Olá mais uma vez à você, que acompanha o meu blog. Seja bem vindo à mais uma postagem do No mundo dos (M)Ares.

Bem, exatamente como está escrito, no título, era o jeito que eu via este visto americano. Algo temível. Por esta razão, eu estava muito apreensivo. Também pondera, não queria ser reprovado e ter que pagar novamente a altíssima taxa que o governo americano cobra aos solicitantes de visto. Então, pesquisei muito na internet, antes, mesmo, de começar a preencher os meus dados no site para aquisição de vistos. E inclusive enquanto eu estava preenchendo, continuei a pesquisar. A verdade é que a maioria dos vídeos que eu assistia, só me assustavam ainda mais. E não havia qualquer motivo para eu estar temeroso. O visto foi muito mais fácil do que eu imaginei. Se eu te falasse que eu respondi umas duas perguntas, no máximo, e tive o meu visto concedido, você acreditaria? Então vamos ao meu processo.

No todo, os trâmites foram bem rápidos. Levaram doze dias desde a minha requisição no site até pegar o visto.  Eu dei entrada no dia 10/10, com o preenchimento do DS:160, que é o primeiro passo que os solicitantes de vistos devem dar. Logo após o preenchimento total deste formulário, eu paguei a taxa que eles cobram, hoje são US$ 160,00. Em seguida, eu agendei a minha ida ao CASV (Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto) para o dia 14/10. CASV é o local onde eles tiram uma foto tua e você concede as tuas digitais pra o visto. Se estiver vazio, esta etapa levará no máximo cinco minutos. De verdade, é bem rápido. E então, eu agendei a minha entrevista no consulado para o dia 16/10. É importante comentar que você deverá estar, no consulado, no máximo trinta minutos antes da entrevista, pois chegar muito cedo não adianta de nada, eles só permitirão a tua entrada, na hora agendada. Por exemplo: Se estiver marcado para 12:00pm, eles não te deixaram entrar antes disso. Existem filas do lado de fora do consulado e você terá que aguardar na fila do teu horário. No dia em que eu fui, ao consulado, estava bem cheio, tive que aguardar por quase quarenta minutos para ter a minha entrevista. Muito tempo, não?

                                
-- A tão temida entrevista no consulado.

Então, foi assim. Quando eu estava na fila, já do lado de dentro, mais me parecia a fila de um banco, diga-se de passagem, era possível ver e ouvir os outros solicitantes de visto sendo entrevistados. Foi mais ou menos assim. Exemplo:

Oficial: Para onde está viajando?
Solicitante: Nova York.
Oficial: Quanto tempo pretende fica lá?
Solicitante: Uma semana.
Oficial: Você trabalha com o quê?
Solicitante: Sou Professor.
Oficial: Visto concedido, aguarde no máximo dez dias para pegar o visto e passaporte.
Solicitante: Obrigado
Oficial: Próximo da fila.

Hã!!! Como assim!!??... Essa era a tão temida entrevista no consulado!!??... Eu não acredito que estava tão temeroso por isso. Além do que, até eu ter ido embora dali, não tinha visto ninguém ser reprovado, neste dia, é claro. Todos da fila foram aprovados, todos mesmo, sem exceções. E quando chegou a minha vez, não foi diferente.

Oficial: Boa tarde.
Eu: Boa tarde.
Oficial: Passaporte por favor.
Eu: Aqui está. E a carta da companhia também. O meu visto é para tripulante.
Oficial: Ok, só um minuto. (Permaneceu por alguns minutos digitando no computador)
Eu: Desculpe senhor, mas eu fui informado que poderia solicitar o visto B1/B2 também.
Oficial: Sim, você gostaria de solicitar?
Eu: Sim, por favor.
Oficial: Ok, só mais um minuto. (Permaneceu por mais alguns minutos digitando no computador) Esse navio também vai para as Bahamas?
Eu: Sim, Bahamas, México e Flórida, depois para o Canadá e Alaska.
Oficial: Uau, bem longe, né?
Eu: Bem, para quem estava na Noruega... O Alaska me parece perto. (rs)
Oficial: Ok. os seus dois vistos foram concedidos, aguarde no máximo dez dias para pegar o visto e passaporte.
Eu: Ok. Obrigado senhor, tenha um boa tarde.
Oficial: Por nada, igualmente.
             Próximo da fila...

E assim foi o meu " Temível visto americano para tripulante". Bem fácil, não? Detalhe, eu tinha levado documentos de uma vida toda e o cônsul não me solicitou nenhum deles. A verdade é que não há o que temer. Basta provar as razões pelas quais você está indo ao EUA e provar que não tem intensão de permanecer no país deles. Ter uma data de volta é algo de muita valia nestas horas. Embora, eu não tenha apresentado ao Cônsul qualquer data de retorno ao Brasil.

Sei que passada esta etapa, no dia 20/10, pra ser honesto, eu recebi um e-mail deles dizendo que eu já poderia retirar o visto. Então agendei para o dia 22/10 e fui ao CASV  para fazer a retirada do visto. Tem que levar um documento oficial com foto e imprimir uma página de confirmação de hora e data da retirada do passaporte e visto. Você consegue pelo site deles.

Outra dica para você, tripulante, é que na hora da entrevista você poderá solicitar ao Oficial, assim como eu fiz, o visto B1/B2, que são vistos de negócios e de turismo, respectivamente, para caso você queira gastar algum tempo a mais nos EUA, não tenha quaisquer problemas.

Portanto, esse foi o meu processo para tirar o visto americano e algumas dicas para que você vá bem no teus trâmites. Obrigado por ter lido e vejo você em um outro post.


7 comentários:

  1. Olá Gabriel, obrigado pelas informações e só mais uma duvida. Para solicitar o b1/b2 junto com c1d é necessário pagar mais alguma taxa? obrigado

    ResponderExcluir
  2. É verdade que falam que, quando se está com o nome no SPC e no SERASA tu não consegue o visto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira. Meu nome tá sujo e meu visto foi concedido normalmente!

      Excluir
  3. Olá Gabriel, obrigado pelo post. Tenho só uma dúvida. Para solicitar o B1/B2 junto com o C1D é arriscado não ter o visto concedido em nenhum dos três (mesmo com os documentos da empresa de cruzeiros marítimos como você possuía) ou um não tem haver com o outro?

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tava o lendo o teu blog e irei embarcar pelo navio mas pela 1°x será nos EUA. Eu tenho o visto americano mas não consegui achar. Eles barram ou algo assim se eu solicitar uma 2° via do visto?

    ResponderExcluir
  5. Dicas de 2014 sendo aproveitadas em 2019...rsrs... OBG

    ResponderExcluir