Pois é, bem como o título fala e a foto retrata, era exatamente dessa maneira que eu estava me sentindo há algumas semanas atrás, em DÚVIDA.
Como estava dizendo, tive momentos de dúvidas e incertezas. Não sobre embarcar ou permanecer em terra. Estou bem certo que é isso que eu estou buscando, embarcar. Mas porque, como já havia dito no outro post, de outubro, recebi uma oportunidade para trabalhar pela italiana Costa Crocière e já tinha sido aprovado por eles para o embarque, como está escrito naquele post. Porém antes de ser entrevistado pela ISM BR eu já havia sido entrevistado pela Infinty Brazil e estava em um processo seletivo para disputar por uma vaga, na Pullmantur Cruises, como Assistant Waiter.
Como tudo aconteceu?
Bem.. No mesmo dia que fiz o cadastro no site da ISM BR, também fiz o cadastro no site da Infinity Brazil (27/09/2013) e recebi um e-mail de resposta no mesmo dia dizendo que eles entrariam em contato dentro de dez dias para agendar a entrevista via Skype. Pois bem, no outro dia (28/09/2013) já havia a data marcada para entrevista dia (01/10/2013) com o Marcelo Del Bel da própria Infinity Brazil. Então no mesmo dia da entrevista ele me enviou o e-mail me dizendo da minha aprovação. No dia seguinte (02/10/2013) eles me enviaram vários documentos para serem preenchidos, a mando da Pullmantur, e a serem entregues no prazo de cinco dias. Me orientaram a fazer a leitura de um material que a Cia de cruzeiro disponibiliza como forma de ajuda para a entrevista final, além do vídeo de apoio Infinity Brazil.
Passada esta parte, recebi a data da entrevista final com a Pullmantur no dia (22/10/2013) com entrevista para (24/10/2013). Definitivamente esta não foi a melhor entrevista que eu já fiz. Achei que a entrevistadora fosse me perguntar sobre questões do restaurante em que eu trabalhava, e ela me perguntou sobre trabalhos voluntários que eu tinha feito há alguns anos atrás e outras coisas que eu tinha posto no meu currículo, tudo verídico e comprovável, é claro, mas sinceramente perguntas que não estavam sendo esperadas por mim. E fora, que ela fez a primeira parte da entrevista em Português, a segunda em Inglês, a terceira em Espanhol e voltou então para Português, cerca de quarenta minutos, a mais longa entrevista de cruzeiro que eu já fiz. Geralmente é em torno de quinze a vinte minutos, não mais que isso.
Só sei que ao término da entrevista eu estava quase certo de não ter passado, porque na hora eu não consegui desenvolver as minhas respostas em inglês de maneira decisiva, mas na parte em espanhol fui muito bem. Deu a entender que meu espanhol era melhor que meu inglês, o que não é de fato. Estava apreensivo por uma resposta da Pullmantur, foi quando eu estava no trabalho e recebi o e-mail da Infinity no dia (28/10/2013) dizendo da minha aprovação. Alívio. Então algumas semanas depois (06/11/2013), já estava recebendo data de embarque, no momento em que estava participando do curso STCW. Mas acredito que só recebi a data de embarque de maneira tão precoce, porque houve uma mudança nas leis da IMO em que te obriga a fazer um novo curso se for embarcar a partir de (01/01/2014), desse jeito acredito que a Infinity pediu por datas para adiantar o Curso CFPN dos novos tripulantes. Nada que eu soube oficialmente, são só conjecturas. PS:Tem um outro post falando sobre esses cursos.
Bem.. No mesmo dia que fiz o cadastro no site da ISM BR, também fiz o cadastro no site da Infinity Brazil (27/09/2013) e recebi um e-mail de resposta no mesmo dia dizendo que eles entrariam em contato dentro de dez dias para agendar a entrevista via Skype. Pois bem, no outro dia (28/09/2013) já havia a data marcada para entrevista dia (01/10/2013) com o Marcelo Del Bel da própria Infinity Brazil. Então no mesmo dia da entrevista ele me enviou o e-mail me dizendo da minha aprovação. No dia seguinte (02/10/2013) eles me enviaram vários documentos para serem preenchidos, a mando da Pullmantur, e a serem entregues no prazo de cinco dias. Me orientaram a fazer a leitura de um material que a Cia de cruzeiro disponibiliza como forma de ajuda para a entrevista final, além do vídeo de apoio Infinity Brazil.
Passada esta parte, recebi a data da entrevista final com a Pullmantur no dia (22/10/2013) com entrevista para (24/10/2013). Definitivamente esta não foi a melhor entrevista que eu já fiz. Achei que a entrevistadora fosse me perguntar sobre questões do restaurante em que eu trabalhava, e ela me perguntou sobre trabalhos voluntários que eu tinha feito há alguns anos atrás e outras coisas que eu tinha posto no meu currículo, tudo verídico e comprovável, é claro, mas sinceramente perguntas que não estavam sendo esperadas por mim. E fora, que ela fez a primeira parte da entrevista em Português, a segunda em Inglês, a terceira em Espanhol e voltou então para Português, cerca de quarenta minutos, a mais longa entrevista de cruzeiro que eu já fiz. Geralmente é em torno de quinze a vinte minutos, não mais que isso.
Só sei que ao término da entrevista eu estava quase certo de não ter passado, porque na hora eu não consegui desenvolver as minhas respostas em inglês de maneira decisiva, mas na parte em espanhol fui muito bem. Deu a entender que meu espanhol era melhor que meu inglês, o que não é de fato. Estava apreensivo por uma resposta da Pullmantur, foi quando eu estava no trabalho e recebi o e-mail da Infinity no dia (28/10/2013) dizendo da minha aprovação. Alívio. Então algumas semanas depois (06/11/2013), já estava recebendo data de embarque, no momento em que estava participando do curso STCW. Mas acredito que só recebi a data de embarque de maneira tão precoce, porque houve uma mudança nas leis da IMO em que te obriga a fazer um novo curso se for embarcar a partir de (01/01/2014), desse jeito acredito que a Infinity pediu por datas para adiantar o Curso CFPN dos novos tripulantes. Nada que eu soube oficialmente, são só conjecturas. PS:Tem um outro post falando sobre esses cursos.
E então eu estava com duas aprovações e não sabia o que fazer. Costa ou Pullmantur? Bar Waiter ou Assistant Waiter?
Gostaria e quero muito trabalhar pela Costa por ser uma empresa italiana pois estou
muito interessado em aprender o idioma, e essa foi a minha maior
felicidade quando recebi a aprovação para trabalhar com eles. Tenho estudado
italiano desde 2011, porém não de maneira formal, sabe? Professor, sala
de aula e cursinho. Mas pela internet pelo site:
http://www.oneworlditaliano.com/ e assistindo vídeos no Youtube de
séries e desenhos que eu amo e amava na infância... Ok, confesso que não
assisto nenhuma série e ho imparato italiano assistindo i cavalieri dello
zodiaco e Digimon. Está melhor assim? OK. Embora a Costa seja uma grande cia e a função que me foi oferecida trabalhe menos, Bar Waiter, tive incertezas em relação aos ganhos e não sei se estou pronto para o contrato de oito meses, não nesse momento, pois é meu primeiro contrato, prefiro ir de devagar e optar por um contrato de seis meses.
Do outro lado tem a Pullmantur que é uma empresa espanhola, o que vai me dar a oportunidade de aperfeiçoar o meu espanhol, pagou pelo meus exames médicos e não reembolso como a Costa estava me propondo. Em um momento em que você está querendo poupar grana, isso faz a maior diferença. O lado menos agradável da cia é que o trabalho é mais tough, restaurante trabalha mais que o bar. A minha esperança é ganhar mais grana aqui, do que lá no bar da Costa. Fora o lance da data de embarque que foi crucial para minha decisão. É melhor um pássaro na mão do que dois voando, conhece esse ditado? Tinha certeza que teria uma data de embarque na costa, porém, quando?
A parte bizarra é que até cheguei a batizar o Blog como " Costa Crew", olha que bacana, não é? Um blog com o nome de Costa Crew que vai falar da vida a bordo do Empress-Pullmantur. Poderia até criar um outro blog ou renomear este, mas prefiro não fazê-lo. Quero registrar desta maneira, exatamente desse jeito...
Talvez na minha inocência de primeiro embarque, eu acredite que seja mais fácil se adaptar em um navio pequeno do que em um navio grande. E isso pode ter influenciado na minha escolha, e não digo isso me referindo ao trabalho, pois sei que se trabalha muito, tanto nos grandes navios como nos pequenos.
Porém o que pesou realmente na minha decisão foi o fato de já ter recebido data, navio e porto de embarque pela Pullmantur, o itinerário é maravilhoso, mas o de qualquer navio é maravilhoso mesmo. Estou bem contente com a decisão. É claro que essa dúvida é só pelo momento, por uma decisão que preciso
tomar agora. Pois ainda quero trabalhar pela costa crocière, talvez no
meu próximo contrato, quem sabe? Só sei que decidi, e que o tempo e os momentos (crew parties) que estão por vir
vão me mostrar se foi a melhor escolha.
Vlw galera....
PS.: Se você também está em dúvida sobre alguma cia ou posição, comente no blog talvez Eu ou alguém que faça uma visita futura possa ajudar-te.
Olá Gabriel, muito bom ler essas suas experiências. Quero trabalhar em Navio no segunda semestre deste ano, e estou lendo tudo que posso - noob A1 em navios ^^. Se possível, eu poderia pegar umas informações e dicas suas depois? Agradeço desde já!
ResponderExcluirCom toda a certeza Naldo, terei o maior prazer em ajudá-lo naquilo que for preciso. Como você quer trabalhar a partir do segundo semestre deste ano, eu te indico a iniciar os trâmites de embarque a partir de agora, pois são muito burocráticos e demorados também, como por exemplo: fazer os cursos obrigatórios (STCW E CFPN), pois os certificados demoram em média 40 dias pra ficarem prontos, tomar a vacina que é requeridas por todas as companhias (Febre Amarela, tirar a sua CIV-carteirinha internacional de vacinação em um posto da ANVISA) se não tem passaporte, começar a providenciar. E te aconselho a ir desde já se cadastrando no site das agências, pois o tempo entre a primeira entrevista e o embarque leva aproximadamente 4 meses. Boa Sorte.
Excluir